Descrição do Produto
O Respiron* Foi Desenvolvido Especificamente Para Prevenção De Infecções Pulmonares Em Geral, Incentivando O Usuário A Realizar Inspirações Forçadas E Profundas, Facilitando A Ventilação Pulmonar Prevenindo A Formação De Áreas Atelectásicas, Impedindo A Obstrução De Bronquíolos Distendendo Os Alvéolos Pulmonares.
Como Utilização Do Respiron* Causa Um Efeito Visível (a Elevação De Esferas Contida No Aparelho) Há Um Componente Lúdico No Exercício Que Representa Um Desafio Para O Usuário: Conseguir Elevar As 3 Esferas, Com Vários Níveis De Dificuldade E Mantê-las Elevadas Por Alguns Instantes. Há, Portanto, Um Incentivo Para O Paciente, O Que Justifica A Expressão "respirador De Incentivo".
É Um Aparelho De Baixo Custo, De Fácil Utilização E De Eficácia Cientificamente Comprovada, Igual Ou Superior A De Equipamentos Muito Mais Caros Sofisticados. Apresenta Alguns Recursos Adicionais Que Facilitam O Exercício (muito Útil Para Pacientes Debilitados Ou Crianças) E/ou Volumétrico De Custo Incomparavelmente Maior.
Não É Propriamente "descartável" Pois Pode Ser Usado Muitas Vezes, Mas E De "uso Individual", Isto É, Não Deve Ser Utilizado Por Mais De Um Paciente Sob Risco De Propagação De Doenças Infecciosas.
Em Casos De Cirurgia Recomenda-se Que O Paciente Leve O Aparelho Ao Deixar O Hospital, Para Dar Continuidade Aos Exercícios Respiratórios Em Sua Casa.
Instruções Para Uso :,br>
1. Manter O Aparelho Na Embalagem Quando Fora De Uso.
2. Lavar O Bocal Antes E Depois De Cada Sessão De Exercícios.
3. Ajustar O Bocal Aos Lábios E Inspirar (não Soprar) Através Do Mesmo De Modo A Elevar Sequencialmente As Três Esferas Do Aparelho, Mantendo-as Elevadas Por Alguns Segundos.
4. Quando Concluir A Inspiração, Retirar O Bocal Dos Lábios E Expirar Naturalmente.
Sistema Regulador :
Para Graduar A Dificuldade Do Exercício, Girar O Anel Regulador, Usando A Alavanca Anterior, A Posterior Ou Ambas. A Alavanca Anterior Move-se Sob Uma Escala (0 - 1 - 2 - 3) E Funciona Com Um Ponteiro, Indicando O Grau De Dificuldade Do Exercício.
- Ponteiro Posicionado No "0": Fácil
- Ponteiro Posicionado No "1": Regular
- Ponteiro Posicionado No "2": Difícil
- Ponteiro Posicionado No "3": Muito Difícil
O Sistema É De Variação Contínua: Todas As Posições Intermediárias São Possíveis, Proporcionando Dificuldades Também Intermediárias.
Após Vencer A Última Etapa, A Dificuldade Do Exercício Ainda Pode Ser Aumentada: Basta Elevar As Esferas E Mantê-las Elevadas Por Alguns Segundos.
Este Aparelho É Um Exercitador Respiratório.
Não É Adequado Para Medir Vazão Ou Capacidade Pulmonar.
Higienização Do Respiron
1. O Respiron É Fabricado Com Materiais Totalmente Inertes
(poliestireno, Polipropileno E Polietileno). Nem Mesmo Colas São Utilizadas Para Que Não Sirvam De Meio De Cultura: Toda A Montagem É Feita Por Soldagem Em Ultra-som.
2. Utilizado Da Maneira Convencional (movimentos Inspiratórios), Somente O Ar Atmosférico Passa Pelo Interior Do Aparelho. Como Não Pode, Em Nenhuma Hipótese, Ser Utilizado Por Pacientes Diferentes, Não Há Necessidade De Cuidados Além Dos Descritos Na Bula (lavar O Bocal Antes E Depois De Cada Sessão De Exercícios). Na Verdade São Os Mesmo Cuidados Que Se Tomariam Com Utensílios Domésticos Como Colher, Copo, Escova De Dentes, Etc. Levando-se As Precauções Ao Extremo, Essa Higienização Poderia Ser Feita Com Hidrosteril (10 Gotas / 1 Litro De Água) Ou Aquatabs (1 Comprimido / 20 Litros De Água), Encontrados Em Farmácias E Drogarias.
3. O Aparelho Não Foi Projetado Para Exercícios Expiratórios, Mas Sabemos Que É Bastante Utilizado Dessa Forma (aparelho De "cabeça" Para Baixo E Soprando Ao Invés De Inspirar). Nesse Caso Existe O Inconveniente De Condensação De Água, Proveniente Dos Pulmões Do Usuário, Nas Paredes Internas. O Aparelho Utilizado Dessa Forma Não Pode Mais Ser Utilizado Para Exercícios Convencionais (movimentos Inspiratórios), Nem Pelo Mesmo Usuário.
A Higienização Pode Ser Feita, Periodicamente, Pelos Mesmos Produtos Descritos Acima, Mergulhando-se Todo O Aparelho. É Necessário Que Ele Tenha Secado Completamente Para Voltar A Utilizá-lo: Embora Ele Só Possa Ser Usado Para Exercícios De Sopro, O Paciente Poderia, Inadvertidamente, Aspirar. Nesse Caso Gotículas De Água Poderiam Ser Aspiradas Junto Com O Ar Atmosférico. Como Não Se Tem Acesso Ao Interior Do Aparelho Deve-se Remover O Excesso De Líquido E Deixá-lo Secar Em Ambiente Ventilado, Preferivelmente Protegido Por Um "teto" De Tecido Que Não Impeça A Ventilação.